Dia De Nanã Buruque

0
73
visualizações

Salve Sua Estrela! O dia de Nanã Buruque é comemorado em 26 de julho. No mesmo dia comemora-se, na Igreja Católica, o dia de Santa Ana, padroeira dos avós. Não se trata de uma mera coincidência. As duas personalidades estão intimamente ligadas, apesar de terem sentido e significados distintos dentro de cada uma dessas religiões.

Nanã Buruque e o Sincretismo com a Santa Ana

O sincretismo é considerado a fusão de elementos religiosos, para a formação de novas ideias. Muitas vezes, as religiões compartilham de santos e entidades iguais, mas com roupagens diferentes. No fundo, todos possuem algo em comum, que os aproxima. O dia de Nanã Buruque é importante para a Umbanda, sendo também importante na Igreja Católica, apesar de ter outro sentido. Na religião católica, Santa Ana é considerada a mãe de Maria e avó de Jesus Cristo. Por isso, muitos dizem que ela é a padroeira dos avós. Sem ela, o nascimento de Jesus não seria possível. Detalhe importante é que Santa Ana não era fértil. Foi graças ao milagre divino que ela e seu marido conseguiram gerar uma criança. A história de Nanã Buruque também é repleta de surpresas.

O que nos interessa para o momento é o dia de Nanã Buruque. Depois de feito o sincretismo, essa figura ganhou contornos próprios dentro da Umbanda. É considerada a mais velha de todos os Orixás das águas. Ela domina uma parte específica desse elemento: o ponto de encontro entre a água e a terra. Apesar do barro ser o elemento predominante quando se trata de Nanã Buruque, ela também está relacionada ao elemento água e até mesmo ao elemento pedra. Isso porque essa divindade controla o contato entre a terra e a água, formando pântanos, lama e lagos. O dia de Nanã Buruque é bastante comemorado com grande satisfação. Muitos a chamam de “avó”, fazendo referência direta ao sincretismo com a figura de Santa Ana, avó de Jesus Cristo. Na Umbanda, Nanã Buruque é chamada de avó por outro motivo: por ser um dos orixás mais antigos, um espírito já idoso que controla o fluxo entre a vida e a morte. Outra informação importante e que é lembrada no dia de Nanã Buruque é o seu controle sobre o portal entre mundos. Estamos no plano terrestre e quando morremos passamos para o plano espiritual. É Nanã Buruque que faz com que os espíritos adormeçam, fazendo com que percam a memória de vidas passadas, para reencarnar em outro corpo.

NOVIDADES NO CANAL, EM ESPECIAL AO DIA NANÃ BURUQUÊ – TEMA: Especial Nanã Buruquê | O que as águas Sagradas irá tirar da minha Vida para trazer Tranquilidade?